Musk anuncia que tweets com desinformação não terão lucro publicitário
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 13 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
A polêmica sobre a disseminação de desinformação no X (anteriormente conhecido como Twitter) continua um ano após a chegada de Elon Musk à plataforma. Em 29 de outubro de 2023, Musk anunciou que publicações modificadas pelas “notas da comunidade” não receberão dinheiro por meio de lucros gerados pela publicidade, com o objetivo de desencorajar a disseminação de informações falsas na plataforma. A iniciativa visa incentivar a precisão das informações em detrimento do sensacionalismo.
O programa de compartilhamento de receitas de anúncios do X foi lançado no início de 2023 e oferece aos usuários uma parcela da receita dos anúncios exibidos em suas postagens. No entanto, o programa está disponível apenas para assinantes do programa pago da plataforma conhecido como Blue e os usuários precisam ter pelo menos 500 seguidores e cinco milhões de impressões orgânicas totais em todas as suas publicações nos últimos três meses. Infelizmente, as publicações com maior probabilidade de viralizar são aquelas que são negativas, polarizadas ou com desinformação, o que leva alguns usuários a espalhar boatos com o objetivo de aumentar seus lucros.
Musk deixou a moderação dos conteúdos a cargo do grupo de voluntários do @CommunityNotes. Contudo, o sistema desenvolvido não impediu a avalanche de informações falsas sobre o conflito em Gaza, por exemplo. O empresário alertou sobre a possibilidade dos usuários abusarem da nova política, mas ressaltou que qualquer tentativa será evidente, pois todos os códigos e dados são abertos. Não está claro se a plataforma impedirá diretamente o uso estratégico da nova política por parte dos usuários.
Para mais detalhes, veja o conteúdo na íntegra.

Comentários