Mídia no Brasil: É possível democratizar a comunicação, a cultura e a informação
- Eula D.T.Cabral

- 1 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de out.
O Brasil é um país multicultural, com grande extensão territorial, com mais de 220 milhões de habitantes que, mesmo vivendo sob desigualdade, são consumidores midiáticos. Seus meios de comunicação e de telecomunicações são controlados por poucos conglomerados midiáticos (formados por empresas, famílias, igrejas e políticos), interferindo na diversidade de conteúdo e cultural. Diante de um cenário complexo, é possível democratizar a mídia no Brasil? Para entender o cenário brasileiro, trabalhamos com o projeto de pesquisa Cultura, Comunicação e Informação na era digital (Cabral, 2025). Em relação a como democratizar a mídia no Brasil, partimos de um conceito que traz cinco desafios para o Estado, para a sociedade civil e para as empresas midiáticas.
Cabral e Cabral Filho (2024, p.16), ao analisarem o cenário de concentração da mídia no Brasil - no capítulo "Democratização da comunicação, da cultura e da informação no Brasil e o papel das rádios comunitárias" publicado na obra Democratização da Cultura, da Comunicação e da Informação na era digital (Cabral e Cabral Filho, 2024) -, constataram que para democratizar a comunicação, a cultura e a informação é preciso levar em consideração:
"a reformulação das políticas públicas, a apropriação das novas tecnologias pela sociedade, a diversidade de produtores capacitados e qualificados para acessar e exercer o controle sobre os meios de grande circulação, a implementação de meios locais e comunitários e a defesa da comunicação, da cultura e da informação como direitos de todos” (CABRAL, CABRAL FILHO, 2024, p.16).
Veja. Estamos falando sobre cinco desafios:
1. reformulação das políticas públicas
2. apropriação das novas tecnologias pela sociedade
3. diversidade de produtores capacitados e qualificados para acessar e exercer o controle sobre os meios de grande circulação
4. implementação de meios locais e comunitários
5. defesa da comunicação, da cultura e da informação como direitos de todos
Na próxima semana estaremos analisando o primeiro desafio - reformulação das políticas públicas - e convidamos você a refletir conosco!
Leia também as pesquisas e as obras disponíveis na biblioteca e participe do XIV Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura, que tem como tema “Direito e democratização da comunicação, da cultura e da informação”. São três dias - 21 a 23/10/2025 - com 36 pesquisadores analisando o cenário midiático brasileiro. Confira a programação e faça sua inscrição gratuitamente.

Autora: Eula D.T. Cabral Líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB)
Doutora e Mestre, com pós-doutorado, em Comunicação Social.
Autora da obra Concentração da mídia no Brasil: radiodifusão e telecomunicações (2023).
Rio de Janeiro (RJ), 1/10/2025.
*Mídia no Brasil passa a ser publicada toda quarta-feira no site EPCC.



Comentários