OMS teme erros médicos, danos a pacientes com adoção precipitada da inteligência artificial na saúde
- Cintia Augustinha dos Santos Freire

- 19 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Segundo o pesquisador Jonas Valente (2020), as empresas de tecnologias são monopólios digitais que atuam em diferentes setores incluindo o de saúde. Para ele a gravidade do fenômeno dos monopólios digitais ocorre devido a sua influência econômica, social, política, cultural e tecnológica na sociedade.
"O Google deu início ao processo de aquisição da Fitbit, empresa de relógios inteligentes que coletam dados biométricos e de saúde dos usuários. Em 2019, o Google já havia demonstrado sua aposta na coleta deste tipo de informação com o projeto Nightingale, em que firmou parceria com provedoras de serviços de saúde nos Estados Unidos para obter registros de milhões de pacientes. E durante uma pandemia, em que o desespero das autoridades sanitárias e das pessoas cria o contexto perfeito para qualquer tecnologia com a promessa de ajudar a combater o coronavírus, as plataformas não ficaram de fora. Apple e Google, as controladoras dos dois principais sistemas operacionais do mundo, anunciaram uma parceria para desenvolver uma plataforma vinculada a aplicações de rastreamento de contatos. A iniciativa foi duramente questionada pelos riscos à privacidade dos usuários." (VALENTE, 2020)
Os perigos do uso de IA, vem sendo apresentados por especialistas, pesquisadores em todo o mundo e não é de agora. Leia na íntegra.

Comentários