top of page

Para entender a cristalização da comunicação e da cultura no cotidiano institucional

  • Foto do escritor: Eula D.T.Cabral
    Eula D.T.Cabral
  • 26 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

No dia 25 de janeiro de 2024 foi realizado o "II Seminário de Comunicação Híbrida:

Instituições de Ensino Superior mais humanizadas" pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí. A coordenadora do grupo de pesquisa  Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB), Dra.Eula Dantas Taveira Cabral, participou do evento destacando o tema proposto pela Mesa: "A cristalização da comunicação e da cultura no cotidiano institucional".




A fala partiu da questão: Como tornar a comunicação e a cultura realidade nas instituições brasileiras?


Eula D.T.Cabral destacou: "precisamos entender que a comunicação e a cultura andam juntas e estão ligadas à identidade. Logo, precisamos saber quem somos e o que queremos. Se trabalhamos com o conhecimento científico, cabe a cada gestor, técnico, professor e aluno fazer sempre o seu melhor. As instituições públicas de ensino superior precisam atuar com alta qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão. Precisam atender bem seu público interno (gestores, técnicos, professores e alunos) e seu público externo (a sociedade)".


Levantou-se que "é preciso adquirir e compartilhar conhecimento científico", superando desafios ligados às novas mídias, educação e organização de vida.

Em relação às novas mídias, Eula D.T.Cabral enfatizou: "precisamos nos qualificar e nos apropriar. No nosso grupo de pesquisa EPCC atuamos nas mídias sociais digitais, temos um canal de podcast científico, chamado “Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura”, onde estão  disponibilizados mais de 250 episódios que trazem resenhas de artigos e obras científicas. Também temos cinco repositórios digitais na plataforma Omeka que levam à sociedade textos e documentos sobre Cultura e Comunicação. Temos também o nosso site EPCC que disponibiliza informações, obras científicas e documentos sobre Comunicação, Cultura e Informação. Você deve estar me olhando e dizendo: Mas, como trabalhar com essas ferramentas se não sabemos mexer? Nós, do grupo de pesquisa EPCC, estamos oferecendo três oficinas online e gratuitas, com direito ao Certificado, sobre como fazer site, podcast e repositários digitais culturais. Vá lá, participe e aprenda".


No que tange ao segundo desafio ligado à educação, Eula D.T. Cabral salientou: "Precisamos aprender a mexer nas ferramentas, ter conhecimento técnico, e compartilhar conhecimento (tanto técnico quanto científico). Para compartilhar com a sociedade, é preciso, primeiro, adquirir. E isso vale para todos: alunos, professores, técnicos e sociedade.

Nossas instituições precisam investir em obras científicas, sejam físicas ou digitais. Temos que ler mais, ver e conhecer todos os "vieses" de um assunto. Não podemos nos acomodar. No nosso grupo de pesquisa EPCC trabalhamos com o campo teórico da Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação por que permite que tenhamos um posicionamento analítico e crítico, analisando o cenário sob os ângulos político, econômico, social, tecnológico e cultural. Verificamos também o governo, empresários e sociedade como atores. Além de ler, precisamos escrever artigos científicos em obras físicas e digitais.

Nós, do grupo de pesquisa EPCC, temos um selo editorial na Meus Ritmos Editora, onde publicamos ebooks sobre Comunicação, Cultura e Informação. Agora, no mês de fevereiro, estaremos lançando o quinto volume de nossa coleção. Reunimos 25 pesquisadores que escreveram 20 artigos, sendo alguns em português brasileiro, português de Portugal, espanhol e inglês. Nossos ebooks também são gratuitos.

Além de ler e escrever, devemos levar e debater nossos textos em eventos científicos. Nossas instituições precisam promover eventos científicos e possibilitar a ida de seus professores, alunos e técnicos a eventos regionais, nacionais e internacionais.

Nossas instituições precisam investir em seus professores, alunos e técnicos!

Todos nós precisamos nos preparar para ajudar a sociedade a fazer parte do grupo seleto que vem sendo preparado dentro de nossas instituições de ensino superior."


Em relação ao terceiro desafio que tem relação com a organização de vida, Eula D.T.Cabral chamou atenção para o fato que "devemos ter em mente que somos seres humanos que têm problemas, necessidades e potencial. Nós precisamos nos organizar. Saber o que, quando e como fazer. Mas, precisamos ser flexíveis. Nem sempre daremos conta de tudo. Precisamos trabalhar em grupo e ter sempre um plano B. Não podemos nos acomodar. Nossa meta deve ser fazer sempre o melhor."

Na conclusão da fala, Eula D.T. Cabral destacou: "Lembre-se que a comunicação e a cultura andam juntas. Não se deixe levar por coisas que você vê e lê nos meios de comunicação e nas redes digitais! Seja crítico, duvide e investigue aquilo que você lê, vê e escuta. Estude sempre. Nunca pare. Você precisa, ainda, se apropriar das novas tecnologias. Lembra do que falei no início? A comunicação e a cultura andam juntas e estão ligadas à identidade. Nossas instituições só serão melhores se nós formos os melhores, adquirindo e compartilhando conhecimento!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page