Parceria histórica entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Biblioteca do Vaticano estabelece colaborações entre as duas instituições
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 15 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Uma das mais antigas bibliotecas da Europa, a Biblioteca Apostólica do Vaticano, torna-se a mais recente parceira do Brasil. Através de um acordo de cooperação técnica assinado no dia 18 de março com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), as duas instituições empreenderão trocas de experiências, ações e projetos conjuntos com o objetivo de preservar acervos e promover o desenvolvimento da educação, ciência e cultura.
Situada na Cidade do Vaticano, em Roma, a Biblioteca Apostólica do Vaticano detém um dos acervos mais bem preservados do mundo. Seu patrimônio inclui 1,7 milhão de livros, 150 mil volumes de manuscritos, mais de 100 mil gravuras e desenhos, 300 mil moedas e medalhas, além de 20 mil itens de valor artístico, entre outras raridades.
Por sua vez, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é igualmente proeminente. Como depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, é considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo. Com mais de dois séculos de história, é a mais antiga instituição cultural do Brasil.

Comentários