Pesquisa revela diminuição de ataques a jornalistas em 2023
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 19 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), divulgado no dia 26 de março, jornalistas no Brasil foram alvo de 330 ataques ao longo do ano de 2023, variando de ofensas a violências físicas. Esse número representa uma redução de 40,7% em comparação com o ano anterior, no qual foram registrados 557 casos. A Abraji destaca que os principais incidentes ocorreram em janeiro, com profissionais da imprensa sendo alvos de ataques e agressões físicas durante esses eventos.
A queda no número de violências em 2023 é atribuída pela entidade à mudança do cenário político e ao término do mandato do então presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa revela que 38,2% dos casos registrados foram considerados episódios de violência grave, enquanto 47,2% foram relacionados a discursos estigmatizantes.
De acordo com a pesquisa, 55,7% dos ataques registrados em 2023 tiveram agentes estatais como agressores, incluindo funcionários públicos e agentes políticos em mandato. Além disso, 52,1% dos ataques tiveram origem ou repercussão na internet, um dado considerado preocupante pela Abraji, apesar da queda de 43,4% em relação a 2022.
Esses ataques frequentemente envolvem questões relacionadas à identidade de gênero, sexualidade e orientação sexual como formas de atingir os jornalistas.

Comentários