PF realiza nova rodada de depoimentos no inquérito das fake news
- Manuela Freitas
- 7 de jul.
- 1 min de leitura
Nesta semana, a Polícia Federal continua a coleta de depoimentos de pessoas investigadas no inquérito das fake news, que apura a disseminação de notícias falsas, ameaças e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e demais instituições. A ação ocorre por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito em curso há seis anos.
Na quinta-feira passada (3), foi ouvido Tércio Arnaud, ex-assessor da Presidência de Jair Bolsonaro, acusado de integrar o chamado “gabinete do ódio” — responsável por coordenar a propagação dessas fake news durante o governo Bolsonaro. Arnaud negou a existência de uma estrutura montada no Planalto e não reconheceu alguns dos nomes citados.
Além de Tércio, pelo menos outras duas pessoas devem prestar depoimento ainda esta semana. Alexandre de Moraes estendeu o inquérito por mais seis meses em dezembro passado, e a PF aposta que os últimos interrogatórios permitirão concluir a fase investigativa e avancem para indiciamentos.
O inquérito apura, entre outros pontos, a existência, financiamento, atuação e composição do grupo envolvido na difusão dessas notícias falsas. No cerne das investigações estão acusações de disseminação massiva de conteúdo calunioso, difamatório, injurioso e ameaçador contra integrantes do STF, envolvendo financiamento e uso de memes em redes sociais.
Comments