Podcast: EPCC publica novo episódio sobre a relação entre mercado editorial e nova direita
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 29 de out.
- 2 min de leitura
Nesta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, foi lançado mais um episódio do canal de podcast "Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura", uma iniciativa do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB). O episódio aborda o capítulo "O Cedet e o ecossistema editorial da Nova Direita: Infraestrutura, estratégias e disputas simbólicas", que integra a obra “Economia Política da
Comunicação e da Cultura”, organizada por Eula Dantas Taveira Cabral e publicada pela Meus Ritmos Editora em 2025.
O capítulo, presente nas páginas 359 a 392, tem como objetivo analisar o papel do Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico (Cedet) na consolidação de um ecossistema editorial da nova direita no Brasil. A pesquisa investiga de que modo a instituição atua simultaneamente como infraestrutura técnica e comercial, ao oferecer soluções editoriais integradas, e como agente de legitimação simbólica, ao possibilitar a produção, circulação e consagração de obras alinhadas aos valores e discursos da nova direita, disputando assim posições no campo cultural brasileiro. O texto é dividido em quatro seções: “Indústria Cultural e campo cultural: fundamentos para entender a atuação editorial da nova direita”; “O mercado editorial brasileiro: estrutura, crises e transformações”; “A nova direita no Brasil: formação, atores e redes de sustentação”; e “O Cedet como agente estruturador do ecossistema editorial da nova direita”.
Siga nosso podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e ouça o novo episódio do projeto nas plataformas digitais:

Comentários