top of page

Pontos essenciais para compreender a COP29

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 12 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

A COP é uma conferência anual dos países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), com o objetivo de negociar soluções para desafios climáticos. A 29ª edição, a COP29, ocorre em Baku, Azerbaijão, presidida por Mukhtar Babayev, ministro da Ecologia do país. Participam chefes de Estado, ministros, diplomatas, representantes do setor privado e da sociedade civil. A conferência pode resultar em tratados importantes, como o Acordo de Paris, e aborda temas que impactam diretamente o meio ambiente e a economia.


A COP29 discutirá financiamento climático, adaptação às mudanças e mercados de carbono, com foco na aprovação da Nova Meta Quantificada Coletiva (NCQG). Essa meta estabelece quanto os países ricos devem levantar a partir de 2025 para financiar a adaptação climática em países em desenvolvimento. Apesar de ser realizada em um país com uma economia baseada no petróleo, as decisões da cúpula são fundamentais para implementar o Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global a 1,5ºC. A conferência também busca aumentar os recursos prometidos e corrigir falhas passadas, já que muitos dos fundos oferecidos foram empréstimos, ao invés de doações.


Além disso, espera-se a conclusão da regulamentação dos mercados de carbono, conforme o Artigo 6 do Acordo de Paris, com foco na precificação de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, serão discutidos os detalhes da Meta Global de Adaptação, estabelecida na COP28, que visa proteger comunidades vulneráveis e enfrentar eventos climáticos extremos. A cúpula também deve operacionalizar o Fundo de Resposta a Perdas e Danos, criado para compensar países afetados por desastres climáticos, com a expectativa de que comece a funcionar em 2025.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page