top of page

Portaria do MCom inclui TV 3.0 no planejamento estratégico do Fust

  • Foto do escritor: Maria Luiza de Paiva Cruz
    Maria Luiza de Paiva Cruz
  • 12 de nov.
  • 1 min de leitura

O Ministério das Comunicações (MCom) incluiu a expansão da TV 3.0 entre os objetivos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A TV 3.0 é a nova geração da televisão aberta brasileira, desenvolvida pelo Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital). Ela representa um avanço tecnológico significativo, visto que propõe uma televisão aberta, interativa e conectada à internet.


O governo, no entanto, determinou que o financiamento dessa iniciativa dependerá de recursos adicionais, vindos de organismos multilaterais de crédito e bancos de desenvolvimento, e não diretamente do caixa atual do Fust. O MCom negocia linhas de crédito com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Mundial e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para viabilizar o projeto, que cujo custo estimado é cerca de R$3,8 bilhões apenas para a compra de transmissores nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.


Atualmente, o Fust prioriza ações voltadas à conectividade de escolas públicas, à expansão das redes móveis e fixas em áreas sem cobertura e à oferta de internet a populações em situação de vulnerabilidade. A inclusão da TV 3.0 amplia o foco do fundo, aproximando as políticas de radiodifusão das metas de universalização do acesso à conectividade no país.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page