Projeto Caminhos das Águas lança livro que registra vivências formativas em 10 territórios
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 11 de abr.
- 1 min de leitura
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) e em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançou o livro Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais, que apresenta os resultados das ações realizadas ao longo de 2024.
O projeto, parte do Programa Olhos d’Água, percorreu 10 localidades brasileiras promovendo formações artísticas e culturais para artistas, artesãos, mestres do saber e agentes culturais. As atividades incluíram práticas educomunicativas, laboratórios de elaboração de projetos culturais e reflexões sobre cultura e natureza. No total, mais de 340 pessoas foram beneficiadas, com destaque para populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Além disso, 20 projetos culturais receberam apoio por meio da Premiação Cultural Olhinhos d’Água.
O livro, escrito pelos coordenadores do projeto, reúne relatos das experiências, depoimentos dos participantes e reflexões sobre os impactos gerados nos territórios atendidos. Para complementar a publicação, foram produzidos mini-documentários disponíveis no canal do YouTube do MinC.

Comentários