Regulamentação, responsabilização e taxação das Big Techs
- João Victor Maiani Pereira
- 8 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Regular o ambiente da Internet foi um dos discursos mais emblemáticos do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, realizado nesta última terça, 6. O discurso ocorreu durante a abertura do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, organizado pela TELETIME em parceria com o Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da Universidade de Brasília (CCOM/UnB).
"Sobre as big techs, precisamos pensar na regulamentação, na responsabilização e na taxação. Vamos estar mais presentes nesse tema", disse o ministro. "As big techs precisam apoiar a inclusão digital dos brasileiros", completou Filho.
Em reportagem da Agência Brasil, a Conexis Brasil Digital, representante do setor de telecomunicações, afirmou que as big techs são responsáveis por mais de 82% do tráfego total nas redes móveis.
A fixação de uma alíquota mínima para a taxação de multinacionais e o estabelecimento de novas regras para a tributação de Big Techs estão entre as prioridades do Brasil na presidência do G20, o grupo das principais economias globais. O G20 deve discutir a criação de uma taxa mínima de 15% sobre os lucros das Big Techs, e redistribuir parte dessa receita para países em desenvolvimento.
Leia as reportagens na íntegra:

Comentários