Regulação dos meios de comunicação é tema de novo podcast do grupo EPCC
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 19 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Nessa quarta-feira,19 de junho, foi lançado mais um episódio do canal de podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, do grupo de pesquisa EPCC – Economia Política da Comunicação e da Cultura. Ele aborda o capítulo “Por que regular os meios de comunicação?” que integra a obra “Regulação democrática dos meios de comunicação”, de autoria do jornalista Jonas Valente e publicada pela Fundação Perseu Abramo em 2013.
Jonas Chagas Lúcio Valente é pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Oxford, Reino Unido. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, com a tese "Tecnologia, informação e poder: das plataformas online aos monopólios digitais", trabalho indicado ao Prêmio Capes de teses e que obteve menção honrosa no Prêmio UnB de Teses. Fez doutorado sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Possui mestrado em Comunicação pela mesma instituição e graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília. Suas áreas de interesse são políticas de comunicação, plataformas digitais, governança da internet e tecnologias da informação e comunicação.
A obra “Regulação democrática dos meios de comunicação” visa apresentar a discussão sobre a regulação democrática das comunicações no mundo e no Brasil. O objetivo é contribuir para desfazer algumas confusões difundidas intencionalmente, como a associação das regras do setor com ataques à liberdade de expressão e censura. A intenção foi tornar essa discussão mais acessível, de modo que possa ser compreendida tanto por quem tem pouco contato com o tema quanto por aqueles que já o acompanham há algum tempo.
O livro, de autoria do jornalista Jonas Valente, é o segundo da coleção “O que saber”, publicada pela Fundação Perseu Abramo, e traz uma contribuição valiosa sobre a importância da regulação democrática dos meios de comunicação no Brasil. Ao todo a publicação possui quatro capítulos, são eles: “Por que regular os meios de comunicação?”; “Como as comunicações são reguladas”; “Regulação das comunicações no Brasil”; e “As propostas de regulação democrática da mídia no país”.
O capítulo “Por que regular os meios de comunicação?” explica o que é regulação e como ela se insere no debate sobre os meios de comunicação, enfatizando que se trata de uma regulação de caráter democrático. Em seguida, confronta as alegações de que a regulação prejudica a liberdade de expressão, revelando o que está por trás da resistência do setor empresarial às propostas de democratização do setor.
Siga nosso podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e ouça o novo episódio do projeto nas plataformas digitais:

Comentários