top of page

Renda universal para minimizar impactos da tecnologia; assim defendem líderes de big techs

  • Foto do escritor: Vítor Vieira Ferreira
    Vítor Vieira Ferreira
  • 3 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Homens como Elon Musk, o mais rico do mundo e com uma fortuna estimada que gira em torno dos US$ 240 bilhões, e Sam Altman, presidente e um dos fundadores da OpenAI, responsável pelo ChatGPT, mostram-se em concordância com a ideia de uma renda básica universal - segundo a qual haveria uma quantidade mínima de recursos a ser provida par toda a população, garantindo-lhe a subsistência.


Ao ser questionado sobre os efeitos sociais da inteligência artificial quanto aos empregos das pessoas, Musk acredita que o trabalho no futuro deverá ser opcional e daí a necessidade da renda básica universal. Sam Altman vai ainda além, e além de concordar com a iniciativa já realizou esforços no sentido de testá-la. Resultado disso é a criação do projeto OpenResearch, criado por Altman e que durante três anos realizou a distribuição de US$ 1 mil mensais para um grupo de mil pessoas em dois estados estadunidenses, Texas e Illinois. Em um grupo controle, um cheque mensal de U$ 50 foi dado a outros dois mil participantes.


Para mais informações sobre os resultado e por outros aspectos sobre a renda básica universal, veja a matéria completa aqui publicada em O Globo.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page