Repositórios digitais a favor das políticas culturais no Brasil
- Eula D.T.Cabral

- 11 de out. de 2023
- 4 min de leitura
No período de 16 a 20 de outubro de 2023 acontece na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) o XII Seminário Internacional de Políticas Culturais. Nele, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) participa com apresentação de um dos projetos que vem desenvolvendo na FCRB e na coordenação de quatro Mesas.
No dia 18 de outubro de 2023 (quarta-feira), às 9h, a coordenadora do grupo (EPCC), Eula D.T.Cabral, e as bolsistas do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área de Cultura da FCRB (PIPC), Cíntia Freire e Mariana Franco, apresentam a pesquisa "Repositórios digitais a favor das políticas culturais no Brasil" na Sala A, localizada no segundo andar do prédio principal da FCRB. O trabalho é resultado das pesquisas desenvolvidas no projeto Cultura, Comunicação e Informação na era digital.

"Repositórios digitais a favor das políticas culturais no Brasil" tem como objetivo mostrar a importância dos repositórios digitais nas políticas culturais no Brasil. A partir de pesquisas bibliográfica e documental, verificou-se que o trabalho nos repositórios digitais permite divulgar uma ampla documentação produzida no âmbito da cultura, tornando-a acessível aos pesquisadores e à sociedade; o repositório é um lugar de memória, de preservação, além de um importante espaço de democratização da informação; o acesso e a preservação dos documentos que registram a cultura brasileira são fundamentais à manutenção da memória cultural do Brasil.
Conheça os repositórios desenvolvidos pelo grupo de pesquisa EPCC
Política Cultural Global - disponibiliza dados, legislação e pesquisas sobre políticas culturais e gestão da cultura dos organismos públicos e sociedades internacionais, como a ONU. Ao todo tem-se cinco coleções (Colômbia - política y legislación; Brasil - política y legislación; Legislação Cultural Global; Ações da Política Cultural Global; Textos gerais) com mais de 190 documentos.
Produção científica sobre Cultura - trabalha-se com cultura, publicações digitais de livros, capítulos, teses sobre políticas culturais, gestão e direito à cultura. Hoje já são dois endereços diferentes, uma vez que a versão gratuita tem capacidade limitada em relação aos tamanhos dos documentos. No Produção Científica sobre Cultura 1 tem-se sete coleções (Curso EPCC - Repositórios Digitais Culturais; Produção Científica EPCC - Economia Política da Comunicação e da Cultura; Teses, dissertações e monografias; Gestão Cátedra; Produção Cátedra; Produção do Setor de Pesquisa em Politicas Culturais/FCRB; Livros e capítulos) com 125 documentos. Já no Produção Científica sobre Cultura 2 tem-se uma coleção, Produção Científica EPCC (Economia Política da Comunicação e da Cultura) com dois ebooks.
Cultura nacional trabalha com documentos sobre políticas públicas na área de Cultura que envolvem instituições, como Ministério da Cultura, da Educação (1930-85) e Secretaria Especial da Cultura. Já está em três endereços diferentes. No Cultura Nacional 1 tem-se quatro coleções (Fundação Casa de Rui Barbosa; IPHAN; Ministério da Educação - 1930-85; Ministério da Cultura - MinC) com 189 documentos. Em Cultura Nacional 2 tem-se quatro coleções (CNPQ. MinC: Política cultural ofícios, projetos de lei , leis, anteprojetos, relatório de GT; ANCINE; Secretaria Especial da Cultura; Ministério da Cultura - MinC) com 402 documentos. Já em Cultura Nacional 3 tem-se também quatro coleções - Ministério da Cultura (MinC); Secretaria Especial da Cultura; ANCINE; IPHAN – com 54 documentos.
Cultura regional trabalha com dados sobre políticas públicas de cultura dos Estados, Distrito Federal e municípios brasileiros. São cinco coleções (Legislação Municípios; Divulgação Municípios; Legislação Estados e DF; Programas, ações e relatórios Estados e DF; Divulgação Estados e DF) com 166 documentos.
Em Cultura e sociedade civil são disponibilizados documentos sobre ações, projetos e divulgação da sociedade civil. São duas coleções (Divulgação da sociedade civil; Ações e projetos da Sociedade Civil) com 19 documentos.
Para conhecer melhor os repositórios que vêm sendo feitos pelos bolsistas do projeto, foi feita a exposição virtual “Cultura no bicentenário da Independência do Brasil” com a amostra de seis documentos de cada repositório.
Programação do XII Seminário Internacional de Políticas Culturais
O evento terá várias Mesas acontecendo ao mesmo tempo. A coordenadora do grupo (EPCC), Eula D.T.Cabral, estará coordenando quatro Mesas na Sala A, localizada no segundo andar do prédio principal da FCRB.
Interfaces I: Gestão cultural, extensão universitária e justiça social
17 de outubro, terça-feira 9h – 11h Comunicações Mesa III – Sala A – 2º andar Mediação: Eula D.T. Cabral
Justiça e cultura: novas perspectivas para as políticas culturais no campo do judiciário
Daniela Pfeiffer Fernandes (CCJF-RJ)
Engenharia e arte: um encontro no atelier sanitário
Nina Saroldi (EEP-UNIRIO); Thaís da Silva Ferreira (EEP-Unirio); Dani do Nascimento Ferreira (EEP-Unirio)
A ecologia dos saberes e a justiça cognitiva no projeto intercultural de extensão entre Catadoras/es de materiais recicláveis e educandas/os e educadoras/es do instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
Marcos Moraes Valença (IFPE); Frederico de Arruda Santos (IFPE); Igor Menezes Ferreira (IFPE)
Direitos Culturais e Direito Autoral
17 de outubro, terça-feira 11h – 13h Comunicações Mesa VI - Sala A – 2º andar Mediação: Eula D.T. Cabral
Governo Lula e a Cultura Para Todos
Cleisemery Campos da Costa (Secretaria de Cultura-PMSPA)
Direitos Culturais no Estado Brasileiro
Camila L. Corrêa da Costa (PPFH-UERJ)
Políticas culturais, democracia e participação social no Brasil
Gláfira Fonseca Lôbo Gonçalves (IPLEIRIA/ESAD-PORTUGAL)
Política Cultural e Gestão de Informação
18 de outubro, quarta-feira 9h – 11h
Comunicações Mesa XV - Sala A – 2º andar
Mediação: Eula D.T. Cabral
Repositórios digitais a favor das políticas culturais no Brasil
Eula D.T. Cabral (FCRB); Mariana F. Teixeira (UERJ/FCRB); Cintia Augustinha dos S. Freire (UFF/FCRB)
Políticas culturais e arquivos: estímulo à participação de arquivos em sistemas municipais de cultura no estado do Rio Grande do Sul
Evelin M. Mintegui (ICHI-FURG/PPGCI-UFRGS); Rafael da Conceição (FURG/FAPERGS); Juliano S Balbon (SPGG-RS/APERS)
Arquivos pessoais e os processos de patrimonialização no Brasil
Gabriela de Souza Pascoal (FCRB)
Política de Audiovisual II
18 de outubro, quarta-feira 11h-13h
Comunicações Mesa XVIII - Sala A – 2º andar
Mediação: Eula D.T. Cabral
O impacto cultural do ensino de cinema: a contribuição da expansão da atividade de formação na constituição do movimento independente de cinema e audiovisual brasileiro do pós-retomada
Thiago Nogueira Carvalho (PPGMA/ECO/UFRJ)
Democratização audiovisual sob demanda: referenciais para o streaming público brasileiro
Ana Paula Melo Sylvestre (SAV-Minc)
A política audiovisual em foco: três décadas da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (1992-2022)
Lina R. F. Távora (SAV-Minc); Ana Paula M. Sylvestre (SAV-Minc) e Jessyca Hellen F. Paulino (SAV-Minc)
Direitos autorais no governo Bolsonaro: movimentos legislativos
Allan Rocha de Souza (IBDAultoral); Leon Queiroz Ramos (IBDAultoral); Luis Henrique Dutra Mageste (IBDAultoral)
Para participar do XII Seminário Internacional de Políticas Culturais, faz-se necessário se inscrever em https://doity.com.br/xii-seminario-internacional-de-politicas-culturais-1. O evento será presencial. A FCRB fica localizada na Rua São Clemente 134, no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Comentários