S.O.S Pão de Açúcar: Movimento visa a preservação do meio ambiente e do monumento natural
- Larissa Gama Louback
- 30 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
O Movimento S.O.S Pão de Açúcar e Morro da Urca visa impedir a construção de 4 tirolesas entre os dois morros. Construção essa que já foi iniciada e segundo o movimento, sem o conhecimento da população local.
Entretanto, tal construção prejudica o monumento natural mais emblemático da cidade e o cartão-postal do Rio de Janeiro, tendo em vista que são feitas cortes e perfurações na rocha.
Para o movimento: "Os morros do Pão de Açúcar e da Urca, já foram vítimas de muitas outras propostas nocivas, como a iluminação com potentes holofotes na base da face oeste do Pão de Açúcar, feita pela CCAPA, que dizimou os insetos e outros animais noturnos, mas foi logo removida; a tentativa de uma empresa de instalar um gigantesco cometa de Natal iluminado, na face norte do Pão de Açúcar; ou, mais recentemente, a expansão do teleférico do Pão de Açúcar para o Morro do Leme ou para o Morro da Babilônia."
Importante ressaltar que o bem em comento é tombado, impassível de mutilações.
As obras estão embargadas até o momento pela Justiça Federal, em ação que foi movida pelo Ministério Público Federal. A decisão considerou que os danos a serem ocasionados podem ser irreparáveis, com relação aos minérios da rocha e todo o entorno.
O movimento está no Instagram: @paodeacucarsemtirolesa
Foi elaborado um abaixo-assinado para que toda a sociedade civil que discorda dessa construção possa se manifestar.
Para saber mais, acesse: https://www.change.org/p/diga-n%C3%A3o-%C3%A0-tirolesa-no-p%C3%A3o-de-a%C3%A7%C3%BAcar?redirect=false
Vídeo com esclarecimentos no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=iwfI8-N-Bu8

Comentários