Seminário Internacional de Políticas Culturais celebra 40 anos do MinC
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 4 de jul.
- 1 min de leitura
A 14ª edição do Seminário Internacional de Políticas Culturais, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), reúne mais de 230 especialistas do Brasil e da América Latina em cinco dias de debates sobre políticas culturais. O evento, iniciado no dia 30, contou com a presença da ministra Margareth Menezes, que destacou o papel do MinC na promoção da diversidade, inclusão e democracia.
A secretária Márcia Rollemberg ressaltou a liderança do Brasil em políticas culturais comunitárias e a importância da cooperação internacional, como no programa IberCultura Viva. A deputada Jandira Feghali enfatizou o papel transformador da cultura e sua resistência ao longo dos anos.
Durante o evento, foi lançada a Revista MinC 40 Anos, que resgata a história do Ministério da Cultura e suas principais políticas públicas, como o Plano Nacional de Cultura e as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. A conferência inaugural, com a professora Isaura Botelho, abordou os 40 anos do MinC e os 50 da Funarte. A iniciativa reforça a importância da cultura para a democracia e o desenvolvimento social.
Comments