top of page

Sociedade e governo unem forças para definir diretrizes de preservação dos Teatros da Amazônia

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 22 de jul.
  • 1 min de leitura

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de suas superintendências nos estados do Pará e do Amazonas, está organizando uma série de oficinas de escuta social como parte do processo de candidatura dos Teatros da Amazônia — Theatro da Paz, em Belém, e Teatro Amazonas, em Manaus — ao título de Patrimônio Mundial Cultural, concedido pela Unesco.


As oficinas serão realizadas nos dias 28 e 29 de julho, em Manaus, e no dia 5 de agosto, em Belém, com a participação das secretarias de Cultura estaduais e municipais. A iniciativa tem como objetivo central ouvir a população e os órgãos gestores, a fim de construir coletivamente as diretrizes que nortearão a preservação e gestão desses espaços, caso a candidatura seja aprovada. Com formato de escuta durante todo o dia, os encontros exigem inscrição prévia por meio de formulário online.


A candidatura foi oficialmente submetida à Unesco em janeiro de 2025, por meio de um dossiê elaborado pelo Iphan, em parceria com o Ministério da Cultura, o Ministério das Relações Exteriores e as secretarias de Cultura do Pará, do Amazonas e das prefeituras de Belém e Manaus. A próxima fase do processo consiste em uma visita técnica do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), entidade consultiva da Unesco, que avaliará in loco os dois teatros.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page