Subcomissão permanente de defesa cibernética participa de evento nos Estados Unidos da América
- Vinícius S. G. Gondra
- 14 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Nos dias 07 e 08 de Agosto de 2024, Senadores membros da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética participaram, nos EUA, de eventos sobre cibersegurança. O primeiro compromisso da comitiva foi o de prestigiar o encontro do National Cyber-Forensics and Training Alliance (NCFTA), em Pittsburgh. A organização congrega instituições públicas e privadas, dedicada à troca de informações para enfrentamento de crimes cibernéticos. Depois, os senadores desembarcaram em Washington D.C. (EUA) para participar do Intercâmbio organizado pelo Banco de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Digi Americas Alliance, dedicada ao estudo e aperfeiçoamento da cibersegurança mundial.
Um dos principais temas dos eventos é o compartilhamento de experiências sobre a criação de uma agência em defesa cibernética. Participam da comitiva os senadores Jorge Seif (PL-SC), Sergio Moro (União-PR), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Chico Rodrigues (PSB-RR) e Esperidião Amin (PP-SC), presidente da subcomissão.
A Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética foi criada a partir de sugestão de Esperidião Amin, e seu objetivo é acompanhar as políticas públicas sobre o tema. Ela é vinculada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Em dezembro de 2023, o governo federal editou o Decreto 11.856, que instituiu a Política Nacional de Cibersegurança e o Comitê Nacional de Cibersegurança, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Comentários