top of page

Trabalho de pesquisadora do EPCC é aceito para apresentação na Anpocs 2025

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 6 de ago.
  • 2 min de leitura

A pesquisadora Danielle Fernandes Rodrigues Furlani teve seu trabalho aceito para apresentação no 49º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). O evento será realizado entre os dias 15 e 24 de outubro de 2025, com os três primeiros dias em formato virtual e os demais de forma presencial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


O trabalho, intitulado “O feminismo como ‘ameaça’ à estabilidade das relações de gênero: uma análise dos discursos de Ana Caroline Campagnolo”, será apresentado no Simpósio de Pesquisas Pós-Graduadas (SPG) 26 – Políticas antigênero, antifeminismos e neoconservadorismos, coordenado por Monise Martinez (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap) e Camila Carolina Hildebrand Galetti (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB).


Resumo da pesquisa

O trabalho tem por objetivo analisar os discursos de Ana Caroline Campagnolo, intelectual antifeminista e parlamentar catarinense, que apresenta o feminismo como um agente desestabilizador das relações de gênero. Busca-se compreender de que modo Campagnolo constrói essa imagem do feminismo como ameaça e quais recursos mobiliza para legitimar tal visão. Para isso, examina-se sua tentativa de disputar a história das relações de gênero, propondo que as mulheres sempre teriam desfrutado de condições mais favoráveis que os homens, além de associar o feminismo à suposta “aniquilação” do feminino e a um “absolutismo misândrico”. O estudo busca, assim, refletir sobre o papel da intelectualidade antifeminista na legitimação de agendas antigênero e na naturalização de desigualdades.


Sobre a pesquisadora

Danielle Fernandes Rodrigues Furlani é bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia, ambas as titulações pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra, desde 2019, os grupos de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC/FCRB-CNPq) e Laboratório de Estudos de Gênero (Labgen/UFF). Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) entre 2019 e 2021, atuando no projeto “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados”, coordenado pela Profa. Dra. Eula Dantas Taveira Cabral. Atualmente, é bolsista do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura da FCRB, no projeto “Cultura, Comunicação e Informação na Era Digital”, também coordenado pela Profa. Dra. Eula Dantas Taveira Cabral. Desenvolve pesquisas na interface entre relações de gênero, comunicação, cultura e movimentos sociais.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page