top of page

17 de maio: Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

  • Foto do escritor: Julia Aranha
    Julia Aranha
  • 17 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

O dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. A data foi criada na década de 90 por incentivo de movimentos sociais e de defesa dos direitos humanos.


A data ajuda a reforçar toda uma agenda de combate ao preconceito, além de promover o orgulho LGBTQIA+, de uma forma geral. No Brasil, ela está incluída no Calendário Oficial desde 2010, a partir de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


A criminalização da homofobia e da transfobia foi garantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de uma decisão tomada pelo tribunal em junho de 2019. Por 8 votos a 3, os ministros consideraram que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais passariam a ser enquadrados no crime de racismo, já tipificado, reconhecendo uma omissão legislativa inconstitucional.


Mesmo com avanços recentes no debate, muitos desafios ainda são enfrentados pela população LGBTQIA+. A inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, por exemplo, permanece lenta. De acordo com uma pesquisa promovida pela consultoria Mais Diversidade em 2022, uma em cada quatro pessoas trans está desempregada.


Assim, neste dia 17 de maio, é importante dar visibilidade à causa LGBTQIA+, acolher suas demandas e lutar por uma sociedade menos preconceituosa e violenta para todos.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page