Antes de brilhar nos palcos e nas telas, Fernanda Montenegro, era conhecida como a locutora Arlete Pinheiro da Rádio MEC, onde começou sua carreira aos 15 anos. Em 16 de outubro, ela completou 95 anos, lembrando que o nome artístico "Fernanda Montenegro" surgiu da necessidade de se distanciar do nome original.
Fernanda iniciou sua trajetória no teatro a partir de um convite de uma colega do radioteatro e destacou a importância das aulas de interpretação que recebeu. Ao longo de sua carreira, atuou em mais de 65 espetáculos, 18 filmes e 14 novelas, acumulando diversos prêmios, incluindo o Urso de Prata em Berlim por "Central do Brasil" e o Emmy Internacional por "Doce de Mãe".
Imortal da Academia Brasileira de Letras desde 2022, ela é considerada por muitos, incluindo a escritora Rosiska Darcy de Oliveira, a maior atriz brasileira de todos os tempos. Além de sua vasta carreira, Fernanda continua ativa, com participações em projetos recentes, como o filme "Ainda estou aqui", que representa o Brasil na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro.
Comments