top of page
Buscar
  • Foto do escritorWalmir de Albuquerque Barbosa

Crônicas do cotidiano: “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”

Sou Cristão Católico, Apostólico Romano, por opção familiar, por afastamento obsequioso e, por retorno, em opção consciente. Mas, vi e vivi muitas coisas! Inclusive, as mudanças na minha religião, as quais fui aceitando ou recusando e mudando, assim, as minhas convicções. Convivo muito bem e respeitosamente com as pessoas de várias outras religiões e não tenho nenhuma intenção de convertê-las ao meu credo, pois, ser religioso ou não, é coisa de cada um. Bem cedo, estudando a Encíclica Papal Rerum Novarum (Papa Leão XIII, 1891), descobri que minha Igreja tinha uma Doutrina Social que a comprometia com a busca da justiça social e a colocava ao lado dos humildes, posicionando-se contra a exploração descabida do trabalho humano. Essa alegria durou pouco, pois não via no mundo das minhas vivências nenhum sinal desses compromissos firmados há mais de 50 anos. Pelo contrário, o conchavo com os mais ricos e a pregação da obediência e da pobreza como vontade de Deus logo me pareceram vergonhosas e levaram-me às descobertas de muitas coisas mais, dentre elas, as que se apresentavam no ritual das missas em Latim, com os celebrantes de costas para os fiéis. Viravam-se para o povo, falando em português, apenas, nas homilias, com sermões severos que nos condenavam por causa de nossos desejos vitais e dos demônios a quem dávamos ouvidos, diziam eles. Pouco ou quase nada falavam dos pecados mortais dos poderosos, das suas cobiças sobre os corpos dos pobres para usufruto de sua força de trabalho e da satisfação libidinosa de taras pessoais inconfessáveis. Descobria, enfim, que estava inserido numa instituição que não dignificava a contento o ser humano e nem tampouco dava a ele a consciência crítica para enfrentar um mundo desigual e cruel. Dei um tempo! Descobri que nenhum Deus, de qualquer religião que fosse, teria a coragem de condenar a humanidade ao sofrimento da pobreza porque o que o torna Deus é a Misericórdia. Voltei somente quando vi uma Igreja Reformada pelo Concílio Vaticano II, na Doutrina da Mater et Magistra (João XXIII, 1961). Regozijei-me com as orientações das Encíclicas Papais Pacem in Terris (João XXIII, 1963), Populorum Progressio (Paulo VI, 1967) e, por último, Laudato si’ (Papa Francisco, 2015). Assim, conciliei a minha fé com os meus princípios éticos e morais, e com o mundo em que vivo. Meu coração ganhou musculatura nova: tracei minhas metas, pois a fé não é só apego ao passado é, também, futuro; revesti-me da dignidade cristã que pensa no outro como irmão; nem torto e nem perfeito, o que me conforta perante Deus, sem submeter-me à arrogância de Doutrinas Utilitaristas.


Por um lado, se esse modo de ser alivia o peso da alma, por outro,  o desconforto continua. Rezo, mas as assombrações aparecem. No mundo cão do capitalismo, vejo um “coleguinha de jornalismo” e comentarista econômico dizer, na TV brasileira, que é preciso ter cuidado com a diminuição do desemprego, pois isso pode comprometer os bons resultados do mercado econômico e aumentar a inflação: os trabalhadores vão ter renda, vão comprar mais para alimentar a si e a seus filhos e os preços aumentarão; vejo, no fundo da sacristia da Opus Dei, um jurista de reputação duvidosa, de terço na mão, dando asas a golpes de estado que poriam fim a todas as conquistas democráticas do povo, cristão ou não; vejo uma multidão de cristãos, embrulhados na bandeira de Israel, pregando o “olho por olho” do Velho Testamento e defendendo um governante genocida, pensando que defendem a Terra Santa e o Povo de Deus; ouço, assustado, discursos pregando a volta do Estado Teocrático; observo, com cuidado, as pressões do clero mundial conservador católico sobre o Papa Francisco, que desmontou a “Lavanderia de dinheiro sujo” no Banco do Vaticano e mexeu no palheiro dos crimes dos religiosos pedófilos, punindo-os exemplarmente. Bem pertinho de nós, vejo o “namoro descarado” de parte significativa do clero brasileiro com a extrema direita em troca de uns “biscoitos” da Bancada da Bíblia, no Congresso Nacional, pegando carona na sua abjeta pauta de costumes; para coroar a obra, as lideranças religiosas de extrema direita estão tomando a direção de importantes organizações das Igrejas Cristãs. Portanto, antes de entrar, permanecer ou sair, é bom perguntar: para onde caminha essa procissão?!



Jornalista Profissional.

Professor Emérito e ex-reitor da Universidade Federal do Amazonas.

Manaus (AM), 5/4/2024.

*Toda sexta-feira publica no site EPCC suas Crônicas do cotidiano.

Confira na obra "Trajetórias culturais e arranjos midiáticos" (2021) seu capítulo "Comunicação, Cultura e Informação: um certo curso de jornalismo e vozes caladas na Amazônia".

Confira no canal do EMERGE a entrevista no programa Programa Comunicação em Movimento 09




Confira as crônicas anteriores 

- "Eu vi e ouvi" - 22/03/2024  

- Ópera-bufa - 15/03/2024  

- Custa crer, mas é verdade - 08/03/2024   

- É tarde, é tarde demais - 01/03/2024    

- O humor político e o Carnaval - 16/02/2024     

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lei do Sistema Nacional de Cultura e suas falhas

A Lei nº 14.835, de abril de 2024, instituiu o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura, previsto no artigo 216-A da Constituição como um sistema de gestão de políticas públicas de cultura e q

bottom of page