Democratização da cultura, da comunicação e da informação na educação brasileira
- Eula D.T.Cabral

- 14 de nov.
- 5 min de leitura
No dia 1 de dezembro de 2025, às 14h, acontece na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) o XLIX Seminário de Pesquisas Científicas que tem como tema "Democratizando a cultura, a comunicação e a informação na educação". Com transmissão ao vivo pelo @canalfcrb, é uma realização do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB) e do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA - FCRB).
O XLIX Seminário de Pesquisas Científicas tem como palestrantes: Elvira S.Lima, Clarice Campos e Eula D.T.Cabral e como debatedora: Maria Byington. As inscrições são gratuitas e garantem Certificado a todos os inscritos: https://doity.com.br/xlix-seminario-de-pesquisas-cientificas

Conheça as palestrantes e os temas que serão abordados Elvira Souza Lima
Elvira Souza Lima é doutora em Sciences de l´Education pela Université Paris-Sorbonne (Paris, França). Formou-se em música e psicologia clínica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Iniciou estudos do cérebro na Faculdade Paulista de Medicina, em São Paulo, e prosseguiu em Paris, no Collège de France. Iniciou seus estudos de Antropologia com Lèvi-Strauss no Collège de France, e realizou um pós-doutorado em Antropologia e Linguística na Stanford University (Estados Unidos). Estudou Neurobiologia da Criança e realizou um pós-doutorado na área na Faculdade de Medicina da Rutgers University (Estados Unidos). Foi professora na Universidade de São Paulo e no Mestrado da Saúde da Mulher e da Criança na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi professora visitante na Universidade de Salamanca, na Espanha e na Hofstra University, nos Estados Unidos. Também realizou pós-doutoramento em Educação Multicultural, na Universidade de New Mexico. Conheça algumas de suas obras. Tem extensa atuação na Educação Pública, atuando como consultora para Secretarias de Educação Municipais e Estaduais e para o Ministério da Educação (MEC). Trabalha com formulação de currículos, formação de professores e gestores, produção de materiais escritos e audiovisuais. Participou ativamente no processo de municipalização do Ensino Básico desde os anos 1990, destacando-se em Minas Gerais: a Escola Plural em Belo Horizonte, a Escola Desafio em Ipatinga, a Arte Sempre em Coronel Fabriciano; a Escola Cidadã - aprendizagens para todos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; a Escola Sem Fronteiras em Blumenau, Santa Catarina; a Escola Candanga, no Distrito Federal, e em cerca de 20 outros municípios que não nomearam o movimento de repensar a educação, propondo novos modelos educacionais, como em Curitiba, Guarulhos, Duque de Caxias, Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Atuou também em Secretarias Estaduais de Educação no Mato Grosso (Educação Básica e Educação Indígena), Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Elvira Souza Lima trabalhará o tema "Toda criança pode aprender a ler e a escrever?". A proposta da palestrante é partir de vários estudos de caso de crianças em situação de não aprendizagem e pesquisas em desenvolvimento humano aplicadas à educação, mostrando as possibilidades de aprendizagem.
Abordará a língua escrita como objeto de conhecimento e como sistema expressivo. Com o projeto "Ler e escrever com Literatura", do projeto “PLANTAR PALAVRAS", implementado na Escola Pública Municipal Celso Furtado, da Prefeitura de Guarulhos (SP), exemplificará as possibilidades reais das crianças para a apropriação da língua escrita e a importância de integrar a escrita como arte - literatura e poesia - no cotidiano da escola. Clarice Campos Clarice Campos é doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Memória e Acervos pelo Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA - FCRB). É pós-graduada em Literatura Brasileira de Autoria Feminina, em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Filosofia pela Universidade Gama Filho. É graduada em Letras, pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Administração Escolar, pela Universidade Castelo Branco (UCB). Durante mais de 30 anos atuou na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, onde exerceu as funções de professora regente, diretora e diretora-adjunta, coordenadora pedagógica e professora regente de sala de leitura de CIEPs. É autora das obras A dança de Ayó (2025), O bordado da minha avó (2025), Tecnologia e inclusão digital: desafios e possibilidades na educação básica (2025), Educação Literária para Crianças Plurais (2024) e Territórios, acervos e identidades: reflexões sobre o patrimônio cultural fluminense (2023).
Clarice Campos analisará o tema Memórias da escola de tempo integral e formação de professores. Sua proposta é falar sobre a formação continuada dos docentes e o impacto na atuação pedagógica e na aprendizagem dos estudantes. Trabalhará a importância da criação das salas de leitura, o núcleo comum, as atividades diversificadas na Educação em tempo integral do aluno como sujeito social, criador e recriador de cultura.
Eula D.T.Cabral
Eula D.T.Cabral tem Tem Pós-Doutorado em Comunicação pela UERJ. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas. Professora do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA - FCRB). É coordenadora grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB) e pesquisadora do EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (CNPq/UFF).
Atua nas áreas de economia política da comunicação, da cultura e da informação; direito à comunicação; direito à cultura; direito à informação; políticas e estratégias de comunicação; grupos de mídia (locais, nacionais, regionais e internacionais); tecnologias de informação e comunicação; mídias digitais; jornalismo; publicidade e mídia brasileira. Dentre suas publicações, destaca-se a obra Concentração da mídia no Brasil: radiodifusão e telecomunicações, publicada pela Anagrama/Faperj em 2023.
Eula D.T.Cabral trabalhará o tema Democratizando a mídia na educação brasileira. A proposta é entender a importância da democratização da comunicação, da cultura e da informação nas salas de aula das escolas brasileiras. Parte-se do conceito trabalhado no capítulo "Democratização da comunicação, da cultura e da informação no Brasil e o papel das rádios comunitárias", publicado no ebook Democratização da Cultura, da Comunicação e da Informação na era digital (Cabral e Cabral Filho, 2024). Conceito que também vem sendo adotado na pesquisa Cultura, Comunicação e Informação na era digital (Cabral, 2025) e na obra Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação (2025).
A palestrante chamará atenção para os cinco desafios levantados no conceito formulado por Cabral e Cabral Filho (2024, p.16): "a reformulação das políticas públicas, a apropriação das novas tecnologias pela sociedade, a diversidade de produtores capacitados e qualificados para acessar e exercer o controle sobre os meios de grande circulação, a implementação de meios locais e comunitários e a defesa da comunicação, da cultura e da informação como direitos de todos”. O XLIX Seminário de Pesquisas Científicas tem como debatedora: Maria Byington, pesquisadora audiovisual, Mestre em Memória e Acervos pelo Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA - FCRB) e integrante do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB), da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e do Conselho Curador da Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR).
Sobre o evento XLIX Seminário de Pesquisas Científicas
Democratizando a cultura, a comunicação e a informação na educação
Data: 01/12/2025 (segunda-feira)
Horário: 14h às 16h
Palestrantes: Elvira S.Lima, Clarice Campos e Eula D.T.Cabral
Debatedora: Maria Byington
Local: Sala de Cursos da FCRB
Rua São Clemente 134 - Botafogo - RJ (RJ)
Inscrições: https://doity.com.br/xlix-seminario-de-pesquisas-cientificas Transmissão ao vivo pelo @canalfcrb Realização: Grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB) e Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos


Comentários