top of page

Estudo revela a importância financeira do Google Ads para sites de desinformação de direita

  • Foto do escritor: Vítor Vieira Ferreira
    Vítor Vieira Ferreira
  • 19 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Estudo publicado em maio deste ano revela o quão financeiramente dependentes do Google Ads são os sites especializados em propagar desinformação. Um dos responsáveis pelo estudo, Marcelo Alves, em entrevista concedida ao Intercept Brasil, afirma que estes sites, apesar de adotarem características de forma e estilo similares às do jornalismo tradicional, assumem como principal modelo de captação de receita o recurso de monetização disponibilizado pela Google.


A empresa, por sua vez, mostra-se, porém, incapaz de controlar a disseminação de conteúdos desinformacionais e de discurso de ódio, uma vez que as exigências necessárias para que um website seja monetizado em função de seu tráfego são suficientemente brandas a ponto destes sites manterem suas receitas junto à Google independentemente do tipo de conteúdo que compartilham.


Para Marcelo Alves, somente uma compreensão mais precisa sobre toda a infraestrutura que garante o funcionamento destes sites de desinformação pode nos deixar em condições de efetivamente tratar do problema da desinformação nas plataformas digitais.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page