O rock brasileiro se despede de Rita Lee
- Larissa Gama Louback
- 9 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Hoje, 09 de maio de 2023, o rock brasileiro se despede com lamento da grande cantora Rita Lee.
A notícia foi confirmada por seu marido, Roberto Carvalho, nas redes sociais. Rita enfrentava um câncer no pulmão desde 2021. Havia sido curada da doença, mas ainda estava em recuperação.
Rita fez história. Irreverente, única, autêntica. Pioneira num lugar, antes, exclusivo aos homens: os palcos do rock.
Nascida na véspera de Ano-Novo de 1947, em uma família de classe média paulistana, Rita é a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904–1983), paulista descendente de imigrantes norte-americanos, e de Romilda Padula (1904-1986), filha de imigrantes italianos.
Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones. O "Lee" é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, em homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano.
Lee cresceu na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana. Teve aulas de piano durante a infância e suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles, Rolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby Peixoto, Angela Maria, Tito Madi, João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa por influência dos pais.
Foi na adolescência que Rita começou a se interessar por música, e junto de amigos, começou a se apresentar em pequenos grupos. Em seus 39 anos de carreira, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas.

Comentários