top of page

Semana passada foi comemorado o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

  • Foto do escritor: Julia Aranha
    Julia Aranha
  • 7 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

Criado pelo Unesco em 1993, o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é celebrado no dia 3 de maio. A data foi criada para alertar sobre as impunidades dos crimes cometidos contra jornalistas em consequência de perseguições direcionadas a esses profissionais. O seu objetivo é lembrar o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre, sem sofrer censura.



De acordo com Ivaldino Tasca, um dos mais experientes repórteres e jornalistas do Rio Grande do Sul, a data do dia 3 de maio é fundamental para a sociedade como um todo, pois a liberdade de imprensa é a principal das liberdades e atesta a existência de uma democracia.


Ele salienta, porém, que essa liberdade não é ilimitada, já que a própria Constituição brasileira de 1988 prevê penalidades para quem comete atos como a propagação de mentiras, calúnias ou difamações. Na visão de Tasca, esses limites representam responsabilidades, pois mentiras (como as fake news) ou acusações falsas podem prejudicar a sociedade como um todo.


Link: https://rduirapuru.com.br/dia-internacional-da-liberdade-de-imprensa-clama-pelo-direito-a-informacao-livre-mas-com-responsabilidade/



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page