Tecnopolítica nas mídias locais é tema de análise de especialistas e sociedade
- Eula D.T.Cabral

- 30 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
A sociedade vem sendo impactada pelas novas tecnologias. Inteligência artificial mistura-se à falta de conhecimento, possibilitando divulgação de informações falsas. Comunidades são caladas porque não conseguem se comunicar, uma vez que os meios comunitários têm uma legislação fraca, não permitindo que sejam criados e nem mantidos nos locais. O que pode e deve ser feito?
Para entender o cenário atual, no dia 13 de maio de 2024, às 14h, acontece na Fundação Casa de Rui Barbosa, de forma híbrida (presencial e online) o XII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura. Para participar do evento e garantir o Certificado, é preciso se inscrever em https://doity.com.br/xii-coloquio-de-economia-politica-da-comunicacao-e-da-cultura--tecnopolitica-nas-midias-locais
O tema "Tecnopolítica nas mídias locais" é analisado por quatro palestrantes. Adilson Cabral mostra a “Reconstrução do tecido social com a comunicação comunitária”. Bruno Lima, "Mídia local, hiperlocal e fragmentação: a dificuldade de correlacionar texto e contexto no jornalismo de interesse público". Thiago Novaes, "A ontogênese do espectro radioelétrico e os direitos humanos no século XXI". Eula D. T. Cabral fecha falando sobre "Democratização da mídia: desafio ou oportunidade da sociedade?".
Conheça os palestrantes Adilson Cabral - Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Coordenador do PPGMC. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (CNPq/UFF). Tem pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid e é Doutor em Comunicação Social e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Autor de livros e artigos em Políticas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e plataformas digitais de comunicação. Bruno Lima - Pesquisador de pós-doutorado na UFF. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É docente nas áreas de Relações Internacionais, Ciência Política e Jornalismo/Comunicação Social. Integra o grupo Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE - CNPq/UFF). Tem experiência e atua nas áreas de economia política internacional, geoestratégia/geopolítica, América Latina, grande oriente médio e mundo islâmico (Relações Internacionais); teoria democrática/teoria política, Estado, segurança, inteligência e forças armadas, sociedade civil, movimentos sociais e cultura política (Ciência Política); Economia política da comunicação, democratização da comunicação, mídias alternativas, comunicação política e radiojornalismo.
Thiago Novaes - Pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminese (UFF). Professor Colaborador no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (Mapp) da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem pós-doutorado pela Universidade College London junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Autor de "Os Filhos da Técnica: a reprodução assistida e o futuro do humano informacional" e principal organizador da coletânea internacional "Máquina Aberta - a mentalidade técnica de Gilbert Simondon". Interessado em Teoria Antropológica, Antropologia do Corpo e da Saúde, Antropologia da Ciência e da Técnica, Teoria de Mídia, Internet e Sistemas de Telecomunicações.
Eula D.T. Cabral - É coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB) e pesquisadora do EMERGE (CNPq/UFF). Coordenadora de projetos de pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do podcast científico Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura. Professora do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) - Mestrado Profissional da FCRB. Tem pós-doutorado em Comunicação pela UERJ. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Atua nas áreas de economia política da comunicação, da cultura e da informação; direito à comunicação; direito à cultura; direito à informação; políticas e estratégias de comunicação; grupos de mídia (locais, nacionais, regionais e internacionais); mídias digitais. Sobre o evento

XII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura
Tecnopolítica nas mídias locais
Data: 13/05/2024 (segunda-feira)
Horário: 14h
Palestrantes: Adilson Cabral, Bruno Lima, Thiago Novaes e Eula D.T.Cabral
Local: Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa - Rua São Clemente, nº 134 – Botafogo (RJ – RJ)
Transmissão online e ao vivo: Canal do youtube da FCRB - https://www.youtube.com/live/CElM5kuTBWs?feature=shared
Realização: grupos de pesquisa EPCC (CNPq/FCRB) e EMERGE (CNPq/UFF), setor de pesquisa em Políticas Culturais e PPGMA (FCRB)

O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura dá dicas, todas as terças-feiras, sobre livros, artigos, filmes, séries etc que possam auxiliar as pessoas na compreensão de assuntos ligados à Comunicação, à Cultura e à Informação. Também disponibiliza, em seu site EPCC, materiais de apoio para atividades de divulgação científica.

Comentários