top of page

MinC apresenta nova fase do SNIIC e reforça uso de dados para fortalecer políticas culturais

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 4 de jul.
  • 1 min de leitura

Durante o XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, o Ministério da Cultura (MinC) apresentou a atualização do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). A subsecretária de Gestão Estratégica, Letícia Schwarz, destacou que o SNIIC, criado pela Lei do Plano Nacional de Cultura (2010), é um instrumento essencial para a formulação de políticas públicas culturais mais eficazes, democráticas e alinhadas à realidade dos territórios.


Atualmente em processo de reorganização, o SNIIC será alimentado por dados de agentes culturais, acervos, políticas, investimentos e estruturas, permitindo diagnósticos mais precisos. A nova fase do Sistema prioriza a organização interna do MinC, com expansão gradual para estados e municípios integrantes do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A proposta é transformar pesquisas em indicadores e avaliações que retroalimentem as políticas culturais.


A mesa redonda também contou com especialistas que apresentaram estudos sobre públicos e práticas culturais em diferentes regiões do Brasil, abordando a importância dos dados para o desenvolvimento de políticas culturais. Os painéis destacaram a diversidade de contextos e a necessidade de maior uso das informações disponíveis para ampliar o alcance e a efetividade das ações públicas no setor.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Belém será sede do COMPOL

Belém sediará, nos dias 17 e 18 de outubro de 2025, no Hotel Princesa Louçã, a edição regional do COMPOL, maior congresso de comunicação...

 
 
 

Comments


bottom of page